Compartilhe!

sábado, 24 de setembro de 2011

O que esperar do Ubuntu 11.10?


Hoje (22 de setembro) foi liberada a versão beta 2 do próximo ubuntu, a próxima versão será a 11.10 denominada Oneiric Ocelot, a versão promete grandes melhorias com relação a interface Unity, novos aplicativos padrão, e visual de vários outros programas renovados.



Comecemos pelo começo...

O Ubuntu conta agora com um novo gerenciador de login, sai o antigo GDM, dando lugar ao LightDM. As vantagens sobre o uso do LightDM são muitas: muito mais leve que o GDM, não exige o carregamento de várias libs do GNOME (e, portanto, leva menos tempo para carregar e pode ser usado para outros gerenciadores de janela sem relação com o GNOME) e é muito mais fácil de programar, tanto na parte de backend quanto na parte de layout. Sem contar que todas as funções comuns, como login na rede e outros estão disponíveis no LightDM.


Thunderbird!

A voz do povo é a voz de Deus! Depois de vários testes nas versões alfa, o Ubuntu substituirá o Evolution pelo cliente de Email da Mozilla, a versão será a 7. Esta versão terá integração total com a interface Unity, usada como padrão no ubuntu desde a versão 11.04. Esta é uma das mudanças mais esperadas, pois muitos usuários já utilizavam o Thunderbird como padrão. Mas, não se preocupe, caso queira o bom e velho Evolution ele estará disponível na renovadíssima Central de Programas.


Antigos e novos menus

O launcher do Unity foi aprimorado, assim como os menus da barra superior. O menu de email por exemplo, ganhou as opções de status, sendo possível definir como Ocupado, Ausente, Desconectado ou Disponível, uma opção de limpar as notificações também foi adicionada.

O ícone do sistema também ganhou novas funções, como Configurações, Webcam e Impressoras, o ícone da bateria ganhou a opção de mostrar o tempo restante.

O Unity ganhou novas funções que aprimoram a navegação, como divisão de aplicativos em categorias e busca mais avançada, assim como a busca por arquivos.


Uma boa apresentação é essencial!

O Ubuntu 11.10 virá com uma série de alterações na interface de vários programas, a começar pela tela de login, agora comandada pelo LightDM. A central de programas sofreu uma grande alteração, com os aplicativos sendo mostrados em categorias listadas no lado esquerdo da tela, grandes botões na parte superior e um banner para anúncios de aplicativos. Mais exemplos de aplicativos com o visual renovado foram o Gwibber e o Nautilus.


No geral, o sistema ganhou uma série de efeitos visuais, graças ao plugin do Unity no Compiz, baseado na última versão instável do Gnome 3.1. Os efeitos sonoros também estão presentes, quando se tira um print por exemplo, ao baixar ou aumentar um volume. Enfim, a Canonical percebeu o que Steve Jobs sabe a um bom tempo: Ter um sistema rápido, estável e seguro é ótimo, mas uma boa apresentação é essencial!

Um resumo de tudo...

Para o final, segue uma lista resumida dos principais recursos e alterações do novo Ubuntu 11.10, se eu  fosse falar de todos esse artigo ficaria enorme:

- Kernel Linux 3.x.
- Gnome 3.x.
- Suporte à arquitetura ARM.
- Novo gerenciador de login, o LightDM.
- Melhorias no Unity e na barra lateral.
- Novas funções e melhorias nos menus da barra superior.
- Nautilus mais aprimorado e simplificado.
- Novo visual na central de programas e integração com OneConf, que sincroniza programas instalados entre diversas máquinas, o synaptic e o mantenedor do sistema foram retirados.
- Gwibber também conta com novo visual.
- Novo programa de Email padrão, o ThunderBird 7.
- Firefox 7.
- Libre Office totalmente integrado com Unity.
- Nova central de configuração do sistema, várias telas e funções foram alteradas.
- Opções de redimensionamento da foto de perfil.
- Diversos efeitos de Compiz nas janelas.
- Alt + Tab mais atraente.
- Ferramenta de cópia de segurança Deja Dup.
- Gnome clássico extinto, sendo substituido pelo Unity 2D.
- Novos papéis de parede.
- Um elevado número de correções de bugs.

Download do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Beta 2

Um comentário:

  1. Com o lançamento do Ubuntu 11.04, o Unity chegou para dar uma marca ao Ubuntu, deixá-lo mais único. O porém é que ele ainda não estava totalmente "maduro", o que desagradou muitos usuários. Nesta última versão o Unity se consolida como interface gráfica, mais estável e eficiente do que muitas outras.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, aponte, discuta, mas sempre com o devido respeito :