Compartilhe!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ubuntu 11.10 lançado, confira as novidades!


O novíssimo Ubuntu 11.10, com o codinome Oneiric Ocelot foi lançado no dia 13. E chegou confirmando que é a maior distribuição linux para desktop responsável pela popularização do linux. Com novos recursos, visual renovado e vários detalhes refinados, o ubuntu tornou-se um sistema mais maduro e perfeito para qualquer usuário.

O novo/velho Unity

Quando a Canonical decidiu substituir o clássico Gnome pelo Unity, interface gráfica desenvolvida pela mesma na versão 11.04, muitos usuários (Eu, inclusive) não se deram bem e reclamaram da nova interface. Porém, a versão 11.10 trouxe várias melhorias, a começar pelo launcher, que antes ficava na barra superior, agora fica como ícone permanente na barra lateral.

O dash também tem um controle próprio de janelas, alterando o estado de maximização. Programas e arquivos agora são separados por abas inferiores, e ainda conta com uma aba para música, para que o usuário possa acessar suas músicas mais rapidamente.

Filtros de busca também foram adicionados, podendo por exemplo listar programas de acordo com a categoria, e também classificar a busca por arquivos, tudo ao alcance de um click. O dash também é integrado com a central de programas, mostrando além dos programas instalados, programas que você pode instalar. Por exemplo, ao listar os programas e clicar na categoria internet, o Unity mostra os programas como o firefox e thunderbird, que estão instalados, mas também mostra o ícone do de programas disponíveis para instalação.


Central de programas e Ubuntu One

A central de programas também recebeu atenção, com o gerenciador de pacotes Synaptic retirado do sistema (O que desagradou alguns dos usuários veteranos), a nova central recebeu um novo visual, muito parecido com a App Store do Mac, com aplicativos disponíveis em apenas alguns cliques, sem a necessidade de sair procurando instaladores em diversos sites.


A central de programas também ganhou o recurso de sincronização de aplicativos instalados em diferentes máquinas, tudo usando a conta do Ubuntu One, este último também recebeu muita atenção, com o novo limite de 5Gb, em vez de 2. É possível sincronizar arquivos diversos e música com diferentes plataformas, como Iphone e Windows.

LightDM: O novo gerenciador de login

Essa nova versão do Ubuntu também marca pela mudança do gerenciador de login, o LightDM é um gerenciador bem mais leve, limpo e bonito, com várias opções de personalização, o Ubuntu agora tem somente duas opções padrão de interface gráfica, a Unity e Unity 2D, retirando completamente o gnome. Na tela de login também temos ícones de bateria, relógio, som e sistema.


Falando em login, o boot do novo ubuntu continua rápido, embora mais lento que as versões anteriores, com um tempo de boot que varia de 10 a 15 segundos.

Aplicativos

O cliente de email padrão passou a ser o Thunderbird, da Mozilla na sua versão 7, substituindo o Evolution, este disponível na central de programas. O Thunderbird conta com uma boa integração com o Unity, é mais leve, rápido, e o preferido dos usuários (Embora ainda faltem alguns detalhes, como integração com o calendário).

O Gwibber teve seu visual renovado, conta com animações nas transições de abas e está muito bem integrado a interface. As notificações são abrigadas em um único menu, sendo possível também limpar as notificações, o que não era possível anteriormente. E vários programas receberam atualizações: O Nautilus, gerenciador de arquivos foi atualizado para a versão 3, o kernel linux também foi atualizado, assim como o Firefox (versão 7)

A nova tela de configurações do sistema também recebeu retoques, com várias funções agrupadas em uma única tela, ficou muito mais fácil definir suas preferências no sistema.

Download

Caso tenha gostado ou esteja simplesmente curioso, é possível baixar a nova versão do Ubuntu no site oficial aqui

3 comentários:

  1. O novo ubuntu veio bem mais intuitivo e pronto para o usuário final, a qualidade e o visual dos aplicativos não deixam a desejar e o sistema como um todo é bem estável e limpo. Enfim, o ubuntu é a minha alternativa favorita para o Windows.

    ResponderExcluir
  2. A cor do dash muda automaticamente de acordo com o plano de fundo, o meu é branco, então o dash ficou cinza

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, aponte, discuta, mas sempre com o devido respeito :