Recentemente, a Microsoft liberou uma versão de testes para desenvolvedores do Windows 8, sucessor do mais famoso sistema operacional da Microsoft.
Velocidade, interface e facilidade são as promessas desse novo sistema que também mantém a compatibilidade com antigos recursos. O sistema deverá rodar em tablets, notebooks e PC's, com total compatibilidade e estabilidade.
O que vem por aí?
Uma nova interface gráfica
O Metro veio para substituir (ou pelo menos conviver com) a antiga interface do Windows 7, com aplicativos exclusivos da App Store, o novo visual apresenta facilidades em monitores touchscreen ou nos tablets. Com blocos para cada aplicativo, o Windows 8 promete ser mais prático. Vários aplicativos foram atualizados, um exemplo é o famoso gerenciador de tarefas, que vai apresentar muito mais detalhes e funcionalidades para os usuários.
Todos os programas do Windows 7 vão rodar de forma nativa no Windows 8. A compatibilidade é integral, não é preciso instalar nenhum programa adicional para que os programas funcionem no novo sistema.
Todos os programas do Windows 7 vão rodar de forma nativa no Windows 8. A compatibilidade é integral, não é preciso instalar nenhum programa adicional para que os programas funcionem no novo sistema.
Se você não gostar da nova interface, não tem problema, o sistema também conta com a antiga interface do Windows 7, acessível através de um atalho no teclado ou um botão na tela. Assim, aplicativos que não estão com a interface Metro podem ser instalados normalmente no dispositivo.
Facilidade para desenvolvedores
A nova interface Metro permite que aplicativos sejam criados em C++, C+, Javascript e até mesmo HTML/CSS! Isso quer dizer será mais fácil criar aplicativos para a nova interface. Contudo, a Microsoft avisou que aplicativos para a nova interface Metro só poderão ser instalados pela nova AppStore da Microsoft.
O novo Windows também contará com suporte nativo a ISO e VHD, isso possibilitará que os usuários criem máquinas virtuais sem a necessidade de instalar softwares adicionais, teremos um novo formato de disco virtual, o VHDX, capaz de suportar discos de 16 TB de espaço. O tamanho máximo de discos no atual formato VHD é de apenas 2 TB. A Microsoft também deixou claro que o novo formato só poderá ser usado com a futura versão do Windows.
Além do novo formato VHDX, o Hyper-V 3.0 contará com aprimoramentos no uso de memória/processamento; suporte para mais de quatro núcleos; aceleração por hardware; suporte a monitores com resolução superior a 1600 x 1200; entre outras novidades.
Mais velocidade e segurança
O Windows 8 promete inicializar em cerca de 8 segundos e utilizar apenas 280Mb de RAM para funcionar, bem menos do que o antecessor, o Windows 7, que utiliza cerca de 400Mb. O novo Gerenciador de tarefas do sistema suspende os aplicativos que não estiverem sendo mostrados na tela, o que teoricamente garante mais peformance e menos consumo de bateria de dispositivos portáteis
A Microsoft tem trabalhado em melhorias para o seu Windows Defender, de forma a tornar o sistema protegido de uma gama de malwares. Também foi incluída uma bem trabalhada proteção em tempo real, que detecta e elimina possíveis ameaças através de um sistema de filtro de arquivos. Além disso, o sistema será atualizado constantemente. Claro, a empresa não vai fazer com que o Windows 8 seja blindado, mas fará com seja muito mais simples se livrar dessas pragas sem a necessidade de remover um programa ou até um app. Essa função foi batizada de "Refresh".
Outra solução bem interessante adicionada ao sistema é a função "Reset" que faz com que o usuário desligue seu computador remotamente e o retorne às configurações originais de fábrica, uma espécie de "super-restauração do sistema". A navegação na internet também foi afetada com a mudança, especialmente em relação ao novo Internet Explorer. No Windows 8, a empresa refinou o filtro, que agora é capaz de identificar um número maior de ameaças provenientes de páginas da web. Um alerta aparecerá na tela sempre que um aplicativo for considerado perigoso.
Melhorias na performance também foram adicionadas. O Windows Defender não causará mais lentidão à máquina. Além disso, para usuários de notebooks e outros dispositivos móveis, o consumo de bateria deve ser sensivelmente reduzido. Por fim, a interface do sistema também foi modificada: as notificações de atualização, que tanto incomodavam os usuários, não irão mais aparecer insistentemente durante o uso.
Se você é um desenvolvedor de aplicativos Microsoft, ou é um entusiasta e quer testar as novidades antes dos demais, saiba que é possível, mas existem alguns pontos que você precisa saber antes.
Antes de qualquer coisa, vale aquele lembrete: você vai fazer essa atualização por conta e risco. A versão oferecida pela Microsoft é um preview de um sistema que ainda está em desenvolvimento, ou seja, é uma versão que pode oferecer erros de compatibilidade e instabilidades diversas. Logo, se você tem arquivos ou programas importantes, recomendo que faça o backup de todo o conteúdo do seu computador ou instale o Windows 8 em uma partição separada no disco rígido do seu computador ou em uma máquina que não tenha nenhum conteúdo relevante.
Para fazer o download da imagem do instalador (ISO), é só clicar aqui para ter acesso à página do Windows 8 dentro da área para desenvolvedores Windows. Não é necessário nenhum tipo de cadastro ou registro, e a ISO completa tem o tamanho de 4.3 GB. Após o download, você precisa gravar essa ISO em um DVD, para depois instalar o sistema em seu computador.
As especificações mínimas para instalação da versão de desenvolvimento do Windows 8 são: processador de 1 GHz de 32-bits (x86) ou 64-bits (x64) ou superior (Lembrete: pelo menos nessa versão de desenvolvimento, os processadores no padrão ARM não são compatíveis), 1GB de memória RAM (32-bits) ou 2GB de RAM (64-bits), 16GB disponíveis no disco rígido (32-bits) ou 20GB (64-bits) e placa gráfica compatível com DirectX 9 com WDDM 1.0 ou superior.
Dispositivos com tela sensível ao toque vão aproveitar melhor os novos recursos do sistema. Outro alerta importante: o Windows 8 Developer Preview não pode ser desinstalado. Caso você queira retornar ao seu sistema anterior, você precisa restaurar o seu equipamento para a sua primeira instalação ou formatar e instalar o sistema novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião, aponte, discuta, mas sempre com o devido respeito :