Compartilhe!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Google Plus vs Facebook - The Epic Battle!


"E mais uma batalha surge entre gigantes da Web. Uma luta épica de 4 rounds, na categoria dos pesos pesados... No corner vermelho, com todo o peso de uma multinacional nas costas, o menino prodigio... Google Plus! No corner azul, com quase 1/7 da população mundial... Facebook!"


Mais uma?!

Pois é, a Google tenta de novo com uma nova rede social (Embora eles dizem não ser). Dessa vez, um projeto ousado, que acabou por mexer com a forma como 90% do mundo vê o Google. Embora o Google não tenha tanto sucesso quando o assunto é rede social comparado ao Facebook (Wave, Buzz, Orkut), o Google Plus tem tudo pra ser uma rede de sucesso.

E começa a luta - 1º Round!

"Olha só... Que ousado! Plus investe logo de primeira... Oh, o que é isso... isso é... HANGOUT! Facebook tenta defender... Ele lança seu próprio serviço de vídeo, oh não, ele caiu! É UM DOWN!"

O Google Plus chegou cheio de vontade, e logo veio o mimimi usual de "Eu estou em mais círculos do que você", mas talvez a função que mais chama a atenção no Google Plus são os Hangouts, onde você pode criar uma sala de chat com vídeo entre várias pessoas.


Na prática, o Google Plus ganha do Facebook nesse aspecto pela simplicidade, pra quem já usava o plugin de vídeo do Google Talk não vai ter problema nenhum com o Hangout, a instalação e download do plugin mesmo para quem não tem é rápida e simples.
Já com o Facebook o processo é bem parecido, é necessário que você instale o plugin do Skype, mesmo que você já tenha o Skype instalado na sua máquina, o download e instalação são um pouco mais demorados.

O Facebook leva vantagem quando a conversa é entre duas pessoas, que para o Google é feita através do GTalk, mas, quando o assunto é um chat com várias pessoas, o Google Plus ganha uma vantagem imensa. No Facebook o chat é restrito a 10 participantes, e você tem de chamar cada um individualmente. Mesmo assim o Facebook tem uma função interessante, que é a de deixar uma mensagem de vídeo para quem está offline no momento.

"E nesse final de primeiro Round podemos ver que a luta está muito disputada, embora o Plus tenha conseguido um Down por pegar o Facebook de surpresa, os juízes dão 10 a 9 para o Plus!"

Me segue que eu te sigo - 2° Round!

"Os dois saem de seus corners em direção ao centro do ringue... Plus ataca demonstrando que não perde tempo, Facebook permanece paciente, Oh, um counter do Facebook! Essa deve ter doído..."



Talvez uma diferença que chame a atenção é o como os perfis de ambas as redes se relacionam. Enquanto no Google Plus segue um padrão parecido com o Twitter (Você não precisa me seguir para que eu possa ver suas atualizações) o Facebook segue o clássico "Me aceite". Embora o modelo do Google Plus torne as coisas mais simples e rápidas, o do Facebook preza o modelo que "Você só vê minhas atualizações se eu deixar!". O Plus também tem os seus meios de manter privacidade, porém, especificar pra quem vai cada atualização pode ser um pé-no-saco para alguns.

"E esse segundo round está ainda mais disputado que o anterior, Facebook e Plus mostram para quê vieram, e... Soa o gongo! É o fim do segundo round com um resultado de 10 a 10"

E a fagulha apagou... - 3° Round!

"E parece que os dois vem com vontade nesse 3° Round, o que é isso que o Plus está tentando fazer? Oh são os Sparks, olha, parece interessante viu... Oh não, não foi tão efetivo, Facebook acerta um counter e é DOWN!"

De um lado, o pouco usado Sparks, de outro, o projeto Facebook Editions, uma parceria entre o Facebook e vários veículos de comunicação, que na verdade seriam apps que levam para a Rede Social os conteúdos publicados em veículos como CNN, Whashington Post e The Daily. O serviço Sparks do Plus não se atualiza com tanta frequência, embora seja muito simples compartilhar o link e/ou notícia.


"É amigos, o Facebook mostrou para quê veio nesse Round.. E os juízes dão 10 a 9 para o Facebook!"

"Herp convidou você para o Colheita Feliz" - 4° Round!

"E chegamos ao último Round dessa emocionante luta, quem será que vai sair vitorioso... Google Plus? Com o seu ultra-rápido crescimento ou o Facebook com a maioria esmagadora de 750 milhões de usuários?"

Bom ou ruim? Para muitos, o que falta ao Google Plus são os jogos, onde você poderia jogar na própria página e compartilhar suas façanhas com os amigos, outros (Como eu) dão graças pelo fato deles não estarem presentes. E isso gera um certo equilíbrio entre as duas redes.


A grande vantagem dos jogos no Facebook é a possibilidade de interagir com mais pessoas que não precisam necessariamente ser suas amigas, além de garantir um passatempo online. A desvantagem é que muitas vezes os jogos mandam convites para muitos que não querem jogar, e ficam lotando a sua caixa de entrada e/ou mural, o que pode ser irritante para muitos.


Ressaltando, esse é um ponto bom e ruim, para ambas as redes. Cabe ao usuário decidir qual é melhor, ou então, usar os dois, as duas redes prometem ainda mais novidades, e nessa disputa, quem ganha somos nós, usuários.

"E sôa o gongo anunciando o fim da luta, não tivemos nocaute, será uma disputa por pontos! Mas foi uma bela luta... Os participantes se encontram no centro do ringue para trocar cumprimentos enquanto o árbitro vai checar o resultado dos juízes... É UM EMPATE!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, aponte, discuta, mas sempre com o devido respeito :